Componentes do Carregador

Arduino

arduino

O Arduino foi criado em 2005 por um grupo de 5 pesquisadores. O objetivo era elaborar um dispositivo que fosse ao mesmo tempo barato, funcional e fácil de programar, sendo dessa forma acessível a estudantes e projetistas amadores. Além disso, foi adotado o conceito de hardware livre, o que significa que qualquer um pode montar, modificar, melhorar e personalizar o Arduino, partindo do mesmo hardware básico.

Assim, foi criada uma placa composta por um microcontrolador Atmel, circuitos de entrada/saída e que pode ser facilmente conectada à um computador e programada via IDE (Integrated Development Environment, ou Ambiente de Desenvolvimento Integrado) utilizando uma linguagem baseada em C/C++, sem a necessidade de equipamentos extras além de um cabo USB.

Placa solar

A placa solar é composta por uma moldura de alumínio, vidro especial, película encapsulada feita de EVA, células fotovoltaicas, backsheet(fundo protetor) e a caixa de junção.

placa

Célula Fotovoltaica

É a parte mais importante de um painel solar formada por silício(Si). A concepção mais comum das placas fotovoltaicas utiliza dois tipos diferentes de silício. Isto é para criar cargas negativas e positivas. Para criar uma carga negativa, o silício é combinado com boro, e para criar uma carga positiva, o silício é combinado com o fósforo, logo o silício positivo se prensa com o negativo e permite com que a célula de silício reaja com o sol formando energia elétrica.

Micro Servo Motor

motor

Os servo motores, também chamados de servos, são muito utilizados quando o assunto é robótica. De forma simplificada, um servo motor é um motor na qual podemos controlar sua posição angular através de um sinal.Dessa forma, um servomotor é um atuador eletromecânico utilizado para posicionar e manter um objeto em uma determinada posição. Para isso, ele conta com um circuito que verifica o sinal de entrada e compara com a posição atual do eixo.

Diferentemente dos motores de corrente continua ou motores de passo que podem girar indefinidamente, o eixo de um servo possui a liberdade de apenas 180º.

LDR como Sensor de Luz

Um sensor de luz gera um sinal de saída que indica a intensidade de luz através da medição da energia radiante que existe em uma gama muito estreita de frequências basicamente chamado "luz", qualquer tipo de claridade. O sensor de luz é um dispositivo passivo que converte esta "energia luminosa" visível ou na gama dos infra-vermelhos para uma saída de sinal elétrico. Sensores de luz são mais normalmente conhecidos como "dispositivos fotoelétricos", "foto sensores" ou células “foto elétricas”, porque a energia da luz é convertida em eletricidade .

ldr

Como o próprio nome indica, o resistor dependente da luz (LDR) é feito a partir de um pedaço de material semicondutor exposto, como o sulfureto de cádmio que muda sua resistência elétrica de vários milhares Ohms no escuro para apenas algumas centenas de Ohms quando exposto à luz, criando pares eletrões-lacunas no material quando exposto.

Sulfureto de cádmio é utilizado no fabrico de células fotocondutoras porque a sua curva de resposta espectral se aproxima da do olho humano e podem mesmo ser controlado usando uma fonte de luz fraca (vela, tocha). Tipicamente, atua, com um comprimento de onda de pico de sensibilidade ( λp ) de cerca de 560 nm a 600 nm na gama espectral visível.

Jumpers Macho-Macho

jumpers

Os jumpers são chaves elétricas utilizadas em placas e alguns dispositivos, como discos rígidos para ativar, regular ou desativar funções específicas do sistema que não são acessíveis via software.

Placas mais antigas possuíam um conjunto bem maior de jumpers que permitiam amplo controle sobre o funcionamento de todo o hardware(equipamentos físicos como chaves, fechaduras, correntes e peças do próprio computador) . Era possível, por exemplo, usar um jumper para limitar a alimentação elétrica do processador e, consequentemente, reduzir sua velocidade e aquecimento.

Protoboard

protoboard

Uma protoboard, também conhecida como matriz de contatos, é utilizada para fazer montagens provisórias, teste de projetos, além de inúmeras outras aplicações.

É constituída por uma base plástica, contendo inúmeros orifícios destinados à inserção de terminais de componentes eletrônicos. Internamente existem ligações determinadas que interconectam os orifícios, permitindo a montagem de circuitos eletrônicos sem a utilização de solda.

A grande vantagem é que os componentes podem ser facilmente retirados para serem utilizados posteriormente em novas montagens.

Resistor

Um resistor pode ser definido como sendo um dispositivo eletrônico que tem duas funções básicas: ora transforma energia elétrica em calor (efeito joule), ora limita a quantidade de corrente elétrica em um circuito, ou seja, oferece resistência à passagem de elétrons.

resistor

Os resistores são fabricados basicamente de carbono, Encontramos resistores mais comumente nos chuveiros elétricos, nos filamentos das lâmpadas incandescentes, em aparelhos eletrônicos, etc.

Efeito Joule

Quando os elétrons em movimento (corrente elétrica) chocam-se com os átomos que formam o material condutor, o atrito gera calor, e esse fenômeno é denominado de Efeito Joule.

Existem alguns resistores destinados exclusivamente para a geração de calor por meio do Efeito Joule. Eles são denominados de resistências elétricas e podem ser encontrados em chuveiros e ferros elétricos, por exemplo.